Skip to main content

Quem me conhece minimamente já deve ter ouvido eu falar a frase “tô com fome!” com uma certa frequência. Aliás, não é uma frase exclusiva minha, né?! É uma função fática bem comum de se ouvir, cria conexão. É por isso que essa categoria ganhou esse nome e é destinada a  culinárias, receitas, preparos gastronômicos e por aí vai.

Aqui você vai encontrar alguns posts mais leves e descontraídos, tipo papo com Louro José e, outros, por sua vez, mais cheios de técnicas e algumas “chatices” que importam em determinadas preparações.

A categoria “tô com fome!” permeia entre o conhecimento popular (super rico e importante, que constroi história, que forma costumes, que une pessoas, que conta histórias e que tem muitos ensinamentos para repassar) e o “bê-á-bá” de cozinha profissional (mais disciplinar e científico, mas também com algum espaço para memória afetiva). Gosto de deixar bem claro que, para mim, as duas vertentes têm sua importância e gosto de pensar que ninguém deveria ofuscar nenhuma delas, cada uma tem seu uso e seu espaço. Em algumas ocasiões andam separadas, até brigam, e, em outras, tão juntas que até se confundem. Acho que são irmãs. 

Aqui é um espaço de reflexão a partir de receitas, essências demonstradas a cada tipo de modo de preparo. É possível sentir e perceber cultura, religião, terroir1 e tudo o que couber na habilidade de representar e formar conexão. 

De frase em frase, uma outra que também sempre digo é “uma das significâncias que a gastronomia e a comida têm é o poder de reunir pessoas”, não há como negar. Levando isso em consideração, essa categoria do blog não é só sobre mim, nem só sobre minhas percepções e minhas experiências, ela é sobre quem puder e quiser participar. E eu realmente espero que tenha muito de tantas pessoas.

Se você quiser compartilhar receitas e histórias comigo, mande via direct através do meu perfil do Instagram @rafaelarissoli. Pode ser que a resenha apareça por aqui. 

Na esperança de que você leia as receitas e as faça (afinal, o blog só ganha vida e sentido se você fizer), desejo bons momentos consigo e também com pessoas queridas.  

Por último, mas não menos importante, alguns lembretes:

  • Respeito às pessoas e culturas: No meu site/blog, tenho o compromisso de respeitar todas as pessoas e culturas. Nenhum post, texto ou receita tem a intenção de desrespeitar ou desconsiderar qualquer pessoa, tradição ou cultura. Se você encontrar algo que considere desrespeitoso, por favor, entre em contato comigo. Sua ajuda é fundamental para que eu possa aprimorar meu conteúdo e garantir que todos se sintam respeitados e valorizados.
  • Unidades de medidas nas receitas: É interessante prestar atenção às unidades de medida utilizadas nas receitas. Em algumas preparações, as medidas exatas não são tão cruciais, mas em outras, a precisão é essencial para garantir o sucesso do prato. Se você tiver dúvidas sobre as medidas ou como interpretá-las, não hesite em entrar em contato comigo. Estou aqui para ajudar e garantir que você tenha uma experiência bem-sucedida.

Com amor,
Rafa. 

  1.  Terroir – Termo francês que se refere ao conjunto de fatores ambientais, como solo, clima, topografia e práticas agrícolas, que influenciam as características únicas de um produto, como vinhos, queijos, cafés etc. Envolve condições específicas que tornam determinado insumo ou produto especial e importante. Além disso, pode estar relacionado ao processo criado por um determinado produtor, incluindo a forma de cultivar ou de preparar o produto. ↩︎