Skip to main content

Nhoque de Abóbora

Esse nhoque de abóbora com certeza é a receita mais fofa (e maravilhosa) que você vai ver hoje! Como dá para perceber, aproveitei o último suspiro de Halloween e, também, o insumo protagonista do preparo em questão, para trazer a estética disso tudo no formato do nhoque. Pensando em metalinguagem e metamorfose, seria uma “metabóbora”?!

Espero que meu gancho tenha sido bom, porque eu quero trazer um pouco sobre etimologia da palavra “nhoque”, que vem do italiano “gnocchi“. Essa palavra provavelmente deriva de “nocchio” (termo também italiano), que significa “nó” (como um nó da madeira) — parece apropriado para esses pequenos pedaços de massa, né?

Ok, só me resta aceitar essa explicação etimológica… Porém, nada me tira da cabeça que “nhoque” deriva de “nhac“, já que é tão bom na textura e paladar. E, cá entre nós, – leia com voz de sussurro – como mil nhoques em um nhac!

Senta que lá vem história…

Acredita-se que o nhoque surgiu no norte da Itália no século XVII, onde as famílias faziam a massa com ingredientes mais comuns na época. O nhoque era feito com sobras de pão ralado, farinha de trigo e outros amidos locais, como a semolina. Com o tempo e a popularização da batata no continente europeu, o nhoque de batata se tornou a versão mais famosa. Ao longo dos anos, o nhoque conquistou o mundo, e hoje em dia existem variações com batata, abóbora, batata doce, mandioca, mandioquinha, beterraba etc.

Depois de saber a etimologia e a origem, falta agora a receita:

Nhoque de Abóbora

Porções: 4

Instruções

Para uma melhor experiência de leitura e uso da receita, aqui vai algumas instruções:
• Você pode alterar o número de porções que desejar logo abaixo, em "Servings", e a quantidade dos ingredientes será calculada automaticamente pra você!
• Ingredientes: clique no "check box" ☑ para marcar os ingredientes já separados.
• Modo de preparo: marque como feito ☑ cada etapa do modo preparo, conforme for fazendo o passo a passo da receita.
• Ainda ficou com alguma dúvida? Pode me chamar via direct no Instagram, perfil @rafaelarissoli (:

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Antes de começar, separe todos os ingredientes. Ah, separe também uma linha ou barbante, caso queira fazer os nhoques no formato de mini abóbora, fica muito fofo!

  1. Sobre a abóbora, dê preferência para a cabotiá, mas caso queira (ou precise) usar outra, tudo bem!

  1. Corte a abóbora em pedaços menores, para facilitar o cozimento.
  2. Enquanto isso, coloque a batata para cozinhar em partida fria (água em temperatura ambiente). Pode cozinhar inteira, ou então retirar a casca e cortar em pedaços. Depois de cozida e sem casca, você deve amassá-la ainda morna e reservar.
  1. Para cozinhar a abóbora: assar no forno coberta com o papel alumínio, é o melhor jeito, pois no cozimento sob imersão em água acaba ficando mole demais e retém muito líquido (isso faz precisar de maior quantidade de farinha no momento de modelar os nhoques).
  1. Depois que a abóbora estiver bem macia (para checar se cozinhou o suficiente, basta espetar o garfo e ele deve sair bem fácil), retire essa polpa da abóbora - desprezando as cascas para essa receita (mas vou deixar uma dica no final da página, não jogue a casca fora!) - utilizando uma colher, sai bem fácil, você vai ver!
  1. Separe as respectivas quantidades de batata cozida e amassada e de abóbora também cozida e amassada para a massa do nhoque e para o molho. Reserve.
  1. Dando sequência primeiro à massa: misture a abóbora e a batata, preferencialmente ainda mornas, e adicione todos os temperos desejados.
  1. Misture até ficar tudo bem homogêneo e vá incorporando a farinha aos poucos. Pode ser que você não precise utilizar toda a quantidade de farinha nos ingredientes, ou pode ser que precise usar um pouco mais. “Mas como vou saber, Rafa?!”. A massa de nhoque é uma massa úmida, então não precisa sovar (não queremos ativar o glúten!), apenas vá incorporando a farinha até que grude o menos possível na mão, mas ainda fica levemente “mole” como no aspecto da imagem acima.
  1. Transfira a massa para uma superfície limpa, higienizada e polvilhada co bastante farinha para não grudar.

  1. Siga os seguintes passos:
    a) divida a massa em quantas partes quiser para facilitar o manuseio e transforme cada parte em um cilindro, a famosa “cobrinha”;
    b) corte em pedaços menores (eu cortei em pedaços de aproximadamente 15g cada);
    c) faça bolinhas utilizando farinha nas mãos para não grudar.
  1. Depois disso, use uma linha para modelar no formato de mini abóbora, seguindo os passos da imagem acima (faça o desenho de cruz em dois sentidos diferentes para dar a sensação dos gominhos externos que algumas abóboras têm).
     
  1. Repita o processo com toda sua massa e finalize com as sementes tostadas. Quando eu fiz, rendeu 45 nhoques de, aproximadamente, 15g cada.

  1. Caso você queira fazer o formato clássico. Siga o modo de preparo de modelagem do tópico de número 11  até a letra “b”. E ignore os tópicos 12 e 13.
  1. Hora de fazer o molho! Separe a cebola bem picada, o alho ralado, a folha de louro e o queijo parmesão de sua preferência. E já prepare outra panela com água para ferver (para cozinhar os nhoques!).
  1. Coloque um pouco de azeite ou manteiga na panela, espere aquecer um pouco para:
    a) colocar a cebola e o louro;
    b) depois que dourar a cebola e ficar translúcida, adicione o alho ralado;
    c) incorpore água à panela para desgrudar todo o sabor do fundo da panela
  1. Refoga pronta, adicione a batata e a abóbora à panela.
  1. Misture tudo até ficar bem homogêneo e adicione todos os temperos desejados.
  1. Quando o molho estiver bem brilhante e levemente denso, é hora de desligar o fogo e reservar o molho. Lembre-se, o molho deve ter fluidez. Não pode ser denso como um purê e nem líquido demais.
  1. Coloque os nhoques para cozinhar na água que você colocou anteriormente para ferver (tópico 15).
     
  1. Você saberá que cozinharam o suficiente, quando subirem à superfície da água e boiarem.
     
  1. (opcional) Se quiser mais uma camada de sabor e textura, você pode selar os nhoques com um pouco de manteiga na frigideira.

  1. Em um prato, coloque um pouco de molho, adicione os nhoques, finalize com queijo parmesão e ervas frescas ou desidratadas, se quiser. Teste colocar um pouco de raspas de limão, fica uma delícia! 

    Sirva e bom apetite!
  1. Obs: Essa é a textura do nhoque por dentro
     

Notas / Dicas

Como prometido, a dica para aproveitar a casca da abóbora: guarde do pedaços de casca cozida para fazer uma salada depois, fica sensacional!

Rafaela Rissoli

Compartilho receitas e dicas 🍉
Jornalista que ganhou o MasterChef e atual Gastróloga ✨
Chorona, não! É a cebola… 😅

Leave a Reply